Nós entendemos o quão desafiadora pode ser a vida com Dermatite Atópica, conte com a nossa ajuda.
O que é a Dermatite Atópica?
A Dermatite Atópica é uma condição crônica, que causa inflamação e coceira na pele, não é contagiosa. Muitas vezes, inicia na infância e se torna menos severa com a idade.
A Dermatite Atópica normalmente ocorre em diferentes formas com base na idade do paciente:
Dermatite Atópica Infantil:
Geralmente começa em bebês com idade entre 2 a 6 meses e pode se desenvolver em qualquer parte do corpo do bebê, mas normalmente aparece na face e no couro cabeludo.
Dermatite Atópica na Infância:
Afeta crianças com idade entre 2 a 12 anos. Os sintomas incluem erupções cutâneas que aparecem frequentemente atrás das dobras dos cotovelos ou joelhos.
Dermatite Atópica Adulta:
Os adultos com este tipo de eczema podem tê-lo continuado desde a infância ou poderia aparecer pela primeira vez durante a idade adulta. A erupção cutânea é muitas vezes mais espalhada e a coceira pode ser especialmente grave.
Alguns exemplos Dermatite Atópica:
Há tratamento para Dermatite Atópica?
Sim, existem várias opções de tratamento disponíveis pode ajudar no controle de sua Dermatite Atópica, entre eles incluem-se cremes específicos, medicações anti inflamatórias, imunossupressoras e os imunobiológicos. O plano de tratamento certo será baseado em sua idade, saúde geral, e a gravidade dos seus sintomas.
Tratamentos Tópicos
Estes podem incluir emolientes, que ajudam a hidratar a pele e reconstruir a barreira da pele, e corticosteroides tópicos e medicamentos imunossupressores, dependendo da gravidade dos sintomas.
Tratamentos de Fototerapia
Este tipo de tratamento utiliza luz ultravioleta para ajudar a reduzir a inflamação da pele. A Dra. Priscila Costa fornece orientação para tratamentos de fototerapia fora do âmbito da clínica.
Lembre-se, o cuidado adequado e a atenção aos sintomas são fundamentais para gerenciar a dermatite atópica.
Confira as dúvidas mais frequentes:
Qual é o melhor remédio para Dermatite Atópica?
Não existe um "melhor" remédio único para Dermatite Atópica, pois cada caso é diferente. A Dra. Priscila Costa pode ajudar a selecionar a terapia mais apropriada para o seu caso.
O que piora a Dermatite Atópica?
Vários fatores podem agravar a Dermatite Atópica, incluindo exposição a determinados alérgenos e irritantes, infecções de pele, clima seco ou frio, e estresse.
A Dermatite Atópica afeta apenas crianças?
Não, ela afeta crianças, adolescentes e adultos.
Quais são os fatores de gravidade para Dermatite Atópica?
O início dos sintomas muito cedo, a extensão de pele que é afetada, a presença de asma e rinite junto a DA, além de história familiar de DA podem indicar maior gravidade da doença.
A Dermatite Atópica tem cura?
Não, até o momento, porém há tratamentos efetivos que conseguem controlar os sintomas e as lesões, o que proporciona melhora da qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias.
O que são medicamentos imunobiologicos?
Eles são medicamentos produzidos a partir de células vivas e tem como um alvo uma parte específica do sistema imunológico.
Controle os Sintomas e Melhore a Qualidade de Vida!
Dra. Priscila Costa
CRM 133767 RQE 49410
Médica Dermatologista, formada pela UNISA, com residência em Clínica Médica e Dermatologia na FMABC.
Foi chefe do Ambulatório de Fototerapia da Faculdade de Medicina do Abc – FMABC de 2014 a 2018.
Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Atendimento na Clínica SenseSkin e faz parte da equipe de Retaguarda em Dermatologia do Hospital Sírio-Libânes, aqui em São Paulo.